Conciliação de vendas: o que é e como fazer

Nos últimos anos, o perfil dos consumidores e a forma como eles interagem e negociam com as empresas mudaram consideravelmente. Os métodos de pagamento, por exemplo, passaram por uma transformação na última década. Por garantir mais agilidade e segurança aos clientes, os cartões de crédito e débito se tornaram os queridinhos do público.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o dinheiro ainda é a preferência dos brasileiros na hora de realizar pagamentos. Entretanto, o cartão de débito já é adotado por cerca de 51,5% dos entrevistados, e o cartão de crédito é usado por 45,5% dos consumidores que responderam à pesquisa do BC.

Diante dessas informações, realizar a conciliação de vendas em seu negócio se tornou uma tarefa imprescindível. Se você ainda não trabalha com esse processo e tem dúvidas sobre como ele funciona, confira na sequência desse artigo tudo sobre a conciliação de vendas. 

Entenda o que é a conciliação de vendas

Com os cartões de crédito e débito cada vez mais presentes nas transações realizadas pelos brasileiros, as companhias de todos os segmentos precisam se atentar a conciliação de vendas. 

O primeiro passo para quem nunca realizou essa tarefa em seu negócio é entender o funcionamento e os objetivos da conciliação de vendas, evitando problemas graves em sua operação, por exemplo, fraudes e repasses incorretos dos valores.

De uma forma bem resumida, podemos dizer que a conciliação de vendas pode ser realizada manualmente ou de forma automatizada. Na primeira opção, a companhia fica responsável por consultar diariamente o portal de cada adquirente parceira para baixar os arquivos referentes às vendas realizadas no dia anterior e os pagamentos recebidos. Lembrando que em média os estabelecimentos trabalham com 7 adquirentes diferentes.

Depois de baixar esses arquivos, é preciso consolidar os dados, pois a linguagem varia de adquirente para adquirente. Geralmente, o empreendedor que opta pela gestão manual utiliza planilhas de excel para consolidar as informações, colocando todas as taxas e provisões de valores de acordo com a modalidade de venda utilizada. Após esse processo, é preciso verificar nos arquivos de pagamento se o que a empresa recebeu condiz com o provisionamento realizado anteriormente.

Caso ocorram divergências, será preciso entrar em contato com cada uma das adquirentes para solucionar a falha, informando para a operadora os dados da venda em questão para que seja feita a análise.

É um trabalho de controle contínuo, preferencialmente diário, assim o empreendedor terá uma visão clara e real de todos os recebimentos do seu negócio. Sem a conciliação de vendas, erros e informações inconsistentes certamente surgirão e, com isso, o seu negócio corre o risco de ter prejuízos significativos. 

Saiba como realizar esse processo de forma eficaz em sua empresa

Vimos que a conciliação de vendas é uma etapa importante para todas as empresas que trabalham com cartões de crédito ou débito. Essa tarefa pode ser realizada de forma manual, que costuma demandar muito tempo, ou de maneira automatizada, com o apoio de soluções desenvolvidas especialmente para essa área.

A segunda opção é realmente a mais recomendada. Com um bom software de conciliação de vendas, com versão mobile e desktop, é possível acompanhar em tempo real a operação, confrontando os dados de pagamento com as taxas que foram cobradas. Essa solução oferece para as marcas uma série de benefícios, como:

  • Eliminação de parte dos seus custos operacionais;
  • Previsão dos seus recebimentos;
  • Segurança e integridade;
  • Controle das divergências;
  • Fim das fraudes;
  • Redução das perdas financeiras;
  • Otimização da sua operação.

No artigo de hoje, mostramos o que é conciliação de vendas e como realizar esse processo de forma eficaz com o apoio de soluções tecnológicas. Para saber como ter essas e outras vantagens em seu negócio, clique aqui e conheça todos os diferenciais do Concil Card. Se preferir, solicite uma proposta sem compromisso com o nosso time comercial.

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