O papel da conciliação na prevenção de fraudes no cartão

Uma pesquisa de 2016 apontava o Brasil como o segundo país com o maior número de fraudes em cartões. O problema afeta tanto os consumidores quanto os varejistas. Você sabe como a conciliação de cartões ajuda a prevenir fraudes?

O processo facilita a conferência dos registros financeiros de vendas, permitindo que a empresa tenha uma visão clara das transações e valores a receber. Por essa razão, a conciliação otimiza o controle de recebíveis e permite o monitoramento da cobrança de taxas e valores indevidos.

Em outras palavras, conciliar evita erros e problemas que representam prejuízos para o negócio, inclusive no que diz respeito a situações de fraudes no cartão.

As fraudes no cartão de crédito

É provável que você mesmo ou alguém próximo já tenha enfrentado problemas como a clonagem de seu cartão de crédito ou com o uso de dados ingenuamente fornecidos em um golpe por ligação telefônica.

A pesquisa anteriormente mencionada, intitulada de Global Consumer Card Fraud, aponta que 49% dos brasileiros sofreram com o problema em um intervalo de cinco anos.

Em geral, são os chamados “comportamentos de risco” do consumidor ― como deixar o smartphone desbloqueado ou anotar a senha para guardá-la junto ao cartão ― que favorecem o problema.

Para os lojistas, esse tipo de fraude pode resultar em chargeback, que nada mais é que o cancelamento das compras e o pedido de estorno do valor pago. Mas as fraudes não param por aí e há uma outra situação que merece destaque e a sua atenção.

O risco dos comprovantes falsos

É possível que a fraude ocorra dentro da loja, por ação deliberada do suposto cliente, o que resulta na emissão de um comprovante falso. Acontece assim: no momento do pagamento via cartão, sem que o vendedor perceba, o cliente cancela a compra na maquininha e faz a impressão de uma cópia do comprovante da compra anterior.

Se não há atenção imediata em conferir valores e outras informações do comprovante, como o horário da venda, o consumidor mal intencionado consegue sair sem pagar, levando consigo os produtos que fingiu comprar.

Há, inclusive, situações que vão além, como mostra a notícia que compartilhamos no blog Casal troca máquina de cartão em Shopping.

Como a conciliação automática previne as fraudes?

Para além da ação fraudulenta em si, o principal ponto do problema é que as empresas tendem a demorar a perceber que foram vítimas de algum tipo de fraude.

Isso acontece porque a conciliação manual de cartões demanda tempo e, mesmo quando feita com atenção, pode deixar passar inconsistências nos valores encontrados.

Quanto mais vendas e mais opções de pagamento a empresa oferece, mais dados ela tem a verificar. Vale ressaltar que o pagamento no crédito tem taxa diferente do pagamento no débito e que situações como o parcelamento da compra demandam cuidado redobrado na conferência de datas para o controle de recebíveis.

Assim, o processo manual pode até identificar problemas, mas a forma mais segura e rápida de evitar falhas e fraudes é por meio de um sistema para a conciliação automática de cartões. A tecnologia garante que a empresa aja com rapidez, cumprindo o prazo estipulado pelas operadoras de cartão para a contestação de valores.

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