O que fazer para otimizar a performance do departamento comercial? Hoje, vamos falar sobre inteligência em vendas!

Como melhorar os negócios com inteligência em vendas?

Aumentar as vendas de uma companhia pode ser considerado um dos principais objetivos da maioria dos empreendimentos. O aumento do faturamento pode estar ligado à manutenção da competitividade, ganho de mercado ou outros fatores. Ou seja, é preciso pensar em vendas.

Mas, como ganhar novos clientes? Este desafio não é exclusivo de alguns setores, principalmente em períodos de crise, como o que o Brasil enfrenta atualmente. Os processos mudaram, os consumidores mudaram, os produtos e serviços acompanharam estas mudanças.

Aliás, como o aumento do acesso às informações e possibilidades diferentes de marcas e produtos, é fundamental fazer com que sua empresa continue marcando seu lugar ao sol. Atrair o público, convencê-lo, fidelizá-lo e transformá-lo em evangelizadores da marca são ações fundamentais.

Agora, para melhorar a performance do negócio, é preciso saber com quem você quer conversar. Em outras palavras, é preciso conhecer seus clientes. Quais são seus interesses, hábitos de consumo, desejos, e a lista segue. Hora então, de investir em inteligência em vendas. Quer saber como? Continue a leitura!

Inteligência em Vendas: o que é?

A definição de inteligência em vendas tem a ver, principalmente com as técnicas, soluções em ferramentas e ações desenvolvidas no sentido de levantar informações que possa colaborar com a melhoria da performance do departamento comercial de uma companhia.

Entre as possibilidades, encontramos desde ações mais tradicionais, como mystery shopping,  levantamentos de dados por meio de entrevistas aos clientes, pedidos de opinião sobre produtos e serviços ou mesmo estudos da concorrência.

Já quando nos voltamos para as ações mais tecnológicas, podemos citar o uso de softwares de BI (Business Intelligence), ERPs, CRMs para controle de vendas e outros programas para controle de vendas existentes no mercado.

De fato, o mais importante é ter as informações à disposição e saber o que fazer com elas. Qualquer empreendedor que quer otimizar o rendimento do departamento de vendas precisa conhecer seu target muito bem.

E equivoca-se quem pensa que estas iniciativas limitam-se a grandes empreendimentos, a inteligência é fundamental para qualquer tamanho de negócio.

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Tecnologia a favor da inteligência

A chave dos processos eficientes são, definitivamente, as ferramentas usadas para o desenvolvimento de cada iniciativa. Neste sentido, a tecnologia é fundamental para melhorar o rendimento das vendas da sua companhia.

E nem tudo tem a ver com ações voltadas para vender mais. Com ‘rendimento’, também podemos referir-nos ao controle de vendas. Por exemplo, como sua empresa procede em relação à conciliação de cartões? Um controle eficiente neste sentido pode permitir que novas políticas de preços sejam desenvolvidas.

A questão é que criar um banco de dados bem organizado, seja em relação à cobrança ou para descobrir novas possibilidades, permite que as decisões sejam tomadas de forma consciente.

Em relação ao comportamento dos clientes, é possível basear as suas futuras estratégias de marketing e do departamento comercial com base nos resultados anteriores. O que a tecnologia faz é processar estas informações e proporcionar uma visão geral do comportamento dos consumidores de forma automática, sem que seja necessário processar tudo manualmente.

Sua empresa, já conta com processos automatizados de controle de recebíveis? Tem um levantamento do comportamento dos clientes, entende seu público nos mínimos detalhes? Talvez seja hora de começar a pensar em ferramentas de otimização de processos e liberar tempo para pensar no seu core business. Continue acompanhando nosso blog para obter mais informações úteis para sua excelência em negócios!

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