Tire 5 dúvidas sobre gestão financeira

A gestão financeira pode ser definida como o conjunto de ações e procedimentos para planejar, analisar, acompanhar e controlar os recursos financeiros de uma empresa. Mas, apesar de ter um conceito bem simples, o processo ainda causa dúvidas em muitas pessoas. 

Você é empreendedor e também tem dúvidas sobre gestão financeira? Então nós recomendamos que leia este artigo até o final. Nele, você vai encontrar todas as respostas que precisa para administrar bem as finanças da sua empresa. Vale a pena conferir!

Quais são os indicadores mais importantes na gestão financeira?

Vários indicadores permitem que você analise e acompanhe a saúde financeira do seu negócio. Entre eles, destacam-se:

  • Faturamento: soma de todos os valores que você recebe dos seus clientes, sejam à vista ou parcelados;
  • Lucro líquido: representado pela soma das receitas – custos e despesas totais, serve para indicar o que de fato sobrou do faturamento total;
  • Lucratividade: relação entre lucro líquido e valor total das vendas, em percentual. Serve para compreender se em um determinado período o negócio deu lucro ou prejuízo;
  • Orçamento: estimativa de valor a ser gasto mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente para viabilizar as operações da empresa. É um KPI importante, pois ajuda a entender se o que está sendo gasto está ou não de acordo com o previsto.

Custos fixos e variáveis: qual é a diferença entre eles?

Essa é mais uma dúvida comum sobre gestão financeira, vamos a elas:

Custos fixos: custos que não variam por causa do volume de vendas, como aluguel, salários, pró-labore, plano de telefonia, de internet entre outros;

Custos variáveis: custos que aumentam ou diminuem conforme o volume de vendas, como compra de matérias-primas, horas extras e comissões, embalagens entre outros.

O que é capital de giro?

Na prática, capital de giro é o recurso financeiro que a empresa tem disponível para garantir o seu funcionamento. O capital de giro inclui os valores alocados em caixa, contas bancárias, investimentos, contas a receber, entre outras fontes. Ele pode ser empregado em:

  • Pagamentos de salários;
  • Compra de matérias-primas;
  • Pagamento de aluguéis, de contas de consumo entre outras despesas da empresa.

Saber o quanto a sua empresa precisa de capital de giro faz parte de uma boa gestão financeira. Até mesmo porque o recurso financeiro mantém as contas em dia, evita endividamento e vários outros problemas que possam comprometer a sua empresa.

Como fazer fluxo de caixa?

Em gestão financeira, fluxo de caixa significa a entrada e saída de dinheiro de uma empresa. Ou seja, é tudo o que a empresa recebe a título de vendas e tudo o que ela paga, como contas de consumo e fornecedores, por exemplo.

Para fazer acompanhar corretamente o fluxo de caixa, é preciso registrar diariamente toda a movimentação de recursos financeiros da empresa. Com isso, você consegue verificar se as entradas serão suficientes para cobrir todos os compromissos já assumidos. Caso não seja, poderá elaborar estratégias antecipadamente para suprir a falta de dinheiro.

Como um sistema de gestão financeira pode contribuir com o meu negócio?

Um sistema de gestão financeira simplifica as tarefas e aumenta a produtividade das equipes de trabalho, na medida em que automatiza atividades repetitivas. Além disso, converte dados em informações relevantes e confiáveis para a tomada de decisões pelos gestores. 

Quer evoluir a gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com a Concil e conheça as soluções voltadas ao seu negócio!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.