Software ERP: entenda como funciona e como pode ajudar a sua empresa em 2022

O software ERP é um sistema de gestão empresarial que facilita a comunicação entre as equipes de trabalho, elimina tarefas manuais, reduz erros e custos. Ele reúne os dados de todos os setores em um só lugar, de maneira estruturada e simplificada. Isso, por sua vez, facilita a tomada de decisões mais assertivas e viabiliza o crescimento do negócio.

Mas como o software ERP funciona? Como ele pode melhorar os processos da minha empresa? É o que você vai conferir neste artigo. Acompanhe!

Afinal, o que significa ERP?

Em princípio, a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning. Ao traduzirmos para a língua portuguesa teremos a expressão “Planejamento dos Recursos da Empresa” ou ainda, “Planejamento dos Recursos Empresariais”. Em suma, trata-se de uma solução tecnológica que melhora consideravelmente a gestão empresarial, na medida em que facilita o planejamento de recursos físicos, financeiros e humanos da organização.

Como funciona o software ERP?

Conforme mencionamos anteriormente, o ERP integra todos os setores da empresa em um único sistema. Ele é dividido em módulos, para que o gestor possa implementar apenas aqueles que fazem sentido para o seu negócio. Quanto aos módulos, estes podem ser:

  • Financeiro;
  • Compras;
  • Estoque;
  • RH;
  • CRM;
  • SPED;
  • Faturamento;
  • Vendas;
  • Custos;
  • Projetos entre outros.

Com a personalização do software, todas as tarefas complexas e que eram feitas manualmente passam a ser realizadas de forma automática. Isso torna os processos da sua empresa mais ágeis, confiáveis e competitivos.

Como um bom software ERP pode ajudar a sua empresa?

Como você já viu, o maior benefício de um software ERP é a integração de setores. Ele organiza processos, aumenta a produtividade das equipes e oferece melhor controle organizacional. Além disso, diminui o retrabalho, as divergências entre as informações e melhora o engajamento dos colaboradores com a empresa. 

Confira adiante outros benefícios do ERP para o seu negócio:

Padronização dos processos

Com o software ERP as equipes de trabalho podem realizar suas atividades de forma simplificada, através de painéis intuitivos e totalmente adaptados às necessidades de cada setor. Isso significa mais agilidade na execução das tarefas, compartilhamento de informações e muita produtividade.

Software ERP facilita a análise de desempenho do negócio

Outro detalhe sobre o ERP é que ele transforma dados complexos em informações simplificadas e confiáveis. Ele oferece aos gestores uma visão panorâmica de toda a empresa, através de elementos gráficos que facilitam a compreensão e a análise dos dados coletados.

Por meio de gráficos, tabelas, relatórios e vários outros documentos gerenciais, é possível saber qual foi o desempenho do seu negócio e caso seja necessário, adotar estratégias para melhorar os resultados. Ou seja, o software ERP oferece um diferencial competitivo a várias organizações, já que com informações centralizadas e organizadas, as empresas conseguem acompanhar melhor as tendências de mercado.

Elimina riscos de perdas financeiras

Por fim, mas não menos importante, vale a pena ressaltar que o software ERP também possibilita a integração e o controle das operações financeiras realizadas na empresa. Ele permite saber o quanto a empresa vendeu, o quanto a empresa tem a pagar e a receber. 

Mas não apenas isso. Vários sistemas ERP podem ser integrados ao Concil Card, uma plataforma de conciliação que permite monitorar e conciliar as vendas efetuadas nos cartões de crédito, débito, boleto, PIX e muitas outras formas de pagamento. Com o Concil Card, você consulta todas as vendas da sua empresa, valores a receber e os valores já repassados pelas principais adquirentes do mercado em um só lugar. 

Dessa maneira, você consegue verificar se existem divergências no lançamento, fazer ajustes e saber se tudo o que foi vendido foi corretamente recebido. Isso inclui, por exemplo, os descontos das taxas bancárias, das operadoras de cartão, aluguel da maquininha entre outros descontos previamente acordados.

Chega de conferências manuais, preenchimento de planilhas e visitas aos sites das adquirentes para saber o quanto a sua empresa tem a receber. Clique neste link, saiba mais sobre a plataforma do Concil Card e eleve a gestão financeira da sua empresa a outro nível.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.