Precisa de ajuda para continuar a manter sua empresa na ativa em meio aos desafios da pandemia e se preparar na medida em que as atividades se normalizam? A solução pode estar no PRONAMPE.
PRONAMPE é uma linha de crédito desenvolvida pelo governo que disponibiliza auxílio com condições facilitadas e agora não é só uma medida emergencial. Você pode solicitar e pagar conforme cabe em seu bolso.
Que tal se informar mais a respeito do apoio e como ele funciona? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é PRONAMPE?
O PRONAMPE surgiu em maio de 2020, para atuar como uma medida emergencial na pandemia para micro e pequenas empresas de varejo ou prestação de serviços. O objetivo do programa é realizar empréstimos com taxas de juros mais acessíveis.
Afinal, boa parte dessas empresas sofreram com a crise econômica causada pela pandemia. Nessa época, foram feitas mais de 516 mil operações.
Agora, a linha de crédito está disponível para qualquer empresa e não é mais considerada como uma ação de socorro. Basta que a empresa se encaixe em algumas exigências para solicitar.
Como funciona o PRONAMPE para empresas?
O PRONAMPE pode ser contratado por microempresas que faturam até R$ 360 mil por ano e pequenas empresas que faturam, anualmente, um valor superior a esse ou inferior a R$ 4,8 milhões.
Várias instituições oferecem a solução, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste. É possível conseguir empréstimos de até 30% da receita bruta do ano anterior.
Caso o negócio seja recente e não tenha ainda um ano de funcionamento, o empréstimo pode ser de até 50% do valor do capital inicial. As garantias para as instituições vêm do Fundo de Garantia de Operações (FGO).
Taxas e prazos
Cada instituição bancária pode escolher o valor de taxas e os prazos. Por isso, é fundamental pesquisar a melhor opção, sem se esquecer de que é preciso ter cadastro no banco que você escolher.
A lei do PRONAMPE pede taxa de juros, da mesma forma que a Selic, que está em 3,5% nesse momento. Além disso, institui mais 6% ao ano, mas isso pode mudar a cada ano ou nova norma.
Os empreendedores têm até 48 meses para quitar a dívida. Ou seja, é possível pagar o empréstimo em 48 parcelas.
Vantagens
Ainda que os juros tenham aumentado, o programa é considerado vantajoso. Isso porque outras linhas de crédito costumam cobrar pelo menos 35% ao ano em juros para pequenas empresas.
Sendo assim, vale a pena considerar a opção e aproveitar as condições.
Como solicitar apoio
Para aderir ao apoio, é só fazer uma solicitação direta com a instituição que você quiser. Apenas é necessário checar se ela tem a autorização do Banco Central para atuar.
E pronto! Depois, é só conversar sobre o melhor parcelamento e começar a fazer uso do empréstimo para facilitar a atuação de sua empresa. O PRONAMPE é um programa seguro e confiável, então se você acha que ele é o auxílio certo para você, não perca tempo em solicitar.
Gostou de saber mais sobre este assunto? Aproveite então para descobrir também as diferenças entre empréstimo inteligente e tradicional e impulsione suas finanças.