Criado em 2020, o Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro, permitindo que as pessoas a partir de então façam pagamentos, transferências e recebam dinheiro de forma instantânea. O método de pagamento elimina a necessidade de dinheiro, cartões de crédito ou débito para efetuar uma compra e representa o futuro dos pagamentos. Mas, será que a sua empresa está preparada para toda essa revolução?
O que são pagamentos invisíveis?
Para entender qual é a contribuição do Pix no fenômeno dos pagamentos invisíveis, é preciso primeiramente entender do que se trata esse conceito. A princípio, os pagamentos invisíveis são aqueles em que o usuário não precisa executar nenhuma ação para efetuar a compra, como um cadastro prévio em um site ou passar o cartão na maquininha.
Ao contrário do que se imagina, não existe nenhuma mágica. O que acontece, na verdade, é que o meio de pagamento a ser utilizado (débito em conta/cartão de crédito ou débito) é cadastrado antecipadamente em algum sistema ou carteira virtual. Feito isso, as informações são utilizadas para futuras compras. Isso é muito comum em aplicativos de transporte como o Uber e aplicativos de comida como o iFood.
Mas e o Pix?
Na prática, o Pix chegou para modernizar ainda mais os pagamentos invisíveis, na medida em que com ele, não é preciso sequer fazer nenhum cadastro, ainda que antecipadamente.
Por meio de uma chave, que pode ser o número do celular, do CPF/CNPJ, do telefone, o endereço de e-mail ou até mesmo um código gerado na hora, o usuário consegue comprar pela internet, transferir dinheiro para terceiros entre outras transações financeiras de forma rápida e prática.
Nesse caso, é necessário ter saldo em conta, que pode ser na corrente ou em uma carteira digital. Gratuito para pessoas físicas, o Pix tem como principal objetivo tornar as operações financeiras mais seguras, dinâmicas e principalmente acessíveis ao maior número de pessoas possível.
Vantagens do Pix para as empresas
Sem dúvida alguma a principal vantagem do sistema de pagamento instantâneo é dispensar intermediários, tornando as operações financeiras mais seguras e baratas. Todavia, existem outros benefícios de aderir ao sistema, conforme você confere a seguir.
- Mais barato do que o TED, o DOC e a emissão de boletos (para pessoas jurídicas o serviço não é gratuito);
- Pagamentos e recebimentos podem acontecer mesmo nos finais de semana e feriados;
- O dinheiro cai na conta PJ em apenas alguns minutos;
- Melhor fluxo de caixa para as empresas;
- Não é preciso fornecer dados bancários da empresa, pois as transações são feitas por meio das chaves Pix cadastradas no banco;
- Possibilidade de fazer transferências e pagamentos para órgãos governamentais;
- Custo de transação menor quando comparado às maquininhas de cartão.
E a sua empresa, está preparada para a revolução dos pagamentos invisíveis? O Pix, criado pelo Banco Central do Brasil, está em pleno funcionamento e permite transações financeiras em tempo real e de forma muito mais prática e segura. Mas, você pode aumentar ainda mais a eficiência da sua empresa com as soluções financeiras da Concil. Acesse o nosso site e saiba como podemos transformar o seu negócio.

A Concil tem como objetivo ajudar empresas de todos os tamanhos e segmentos a ter uma melhor gestão financeira do seu negócio, proporcionando resultados mais eficientes e confiáveis.