Pagamentos Invisíveis por Pix: Sua empresa está preparada?

Criado em 2020, o Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro, permitindo que as pessoas a partir de então façam pagamentos, transferências e recebam dinheiro de forma instantânea. O método de pagamento elimina a necessidade de dinheiro, cartões de crédito ou débito para efetuar uma compra e representa o futuro dos pagamentos. Mas, será que a sua empresa está preparada para toda essa revolução?

O que são pagamentos invisíveis?

Para entender qual é a contribuição do Pix no fenômeno dos pagamentos invisíveis, é preciso primeiramente entender do que se trata esse conceito. A princípio, os pagamentos invisíveis são aqueles em que o usuário não precisa executar nenhuma ação para efetuar a compra, como um cadastro prévio em um site ou passar o cartão na maquininha. 

Ao contrário do que se imagina, não existe nenhuma mágica. O que acontece, na verdade, é que o meio de pagamento a ser utilizado (débito em conta/cartão de crédito ou débito) é cadastrado antecipadamente em algum sistema ou carteira virtual. Feito isso, as informações são utilizadas para futuras compras. Isso é muito comum em aplicativos de transporte como o Uber e aplicativos de comida como o iFood.

Mas e o Pix?

Na prática, o Pix chegou para modernizar ainda mais os pagamentos invisíveis, na medida em que com ele, não é preciso sequer fazer nenhum cadastro, ainda que antecipadamente. 

Por meio de uma chave, que pode ser o número do celular, do CPF/CNPJ, do telefone, o endereço de e-mail ou até mesmo um código gerado na hora, o usuário consegue comprar pela internet, transferir dinheiro para terceiros entre outras transações financeiras de forma rápida e prática.

Nesse caso, é necessário ter saldo em conta, que pode ser na corrente ou em uma carteira digital. Gratuito para pessoas físicas, o Pix tem como principal objetivo tornar as operações financeiras mais seguras, dinâmicas e principalmente acessíveis ao maior número de pessoas possível.

Vantagens do Pix para as empresas

Sem dúvida alguma a principal vantagem do sistema de pagamento instantâneo é dispensar intermediários, tornando as operações financeiras mais seguras e baratas. Todavia, existem outros benefícios de aderir ao sistema, conforme você confere a seguir.

  • Mais barato do que o TED, o DOC e a emissão de boletos (para pessoas jurídicas o serviço não é gratuito);
  • Pagamentos e recebimentos podem acontecer mesmo nos finais de semana e feriados;
  • O dinheiro cai na conta PJ em apenas alguns minutos;
  • Melhor fluxo de caixa para as empresas;
  • Não é preciso fornecer dados bancários da empresa, pois as transações são feitas por meio das chaves Pix cadastradas no banco;
  • Possibilidade de fazer transferências e pagamentos para órgãos governamentais;
  • Custo de transação menor quando comparado às maquininhas de cartão.

E a sua empresa, está preparada para a revolução dos pagamentos invisíveis? O Pix, criado pelo Banco Central do Brasil, está em pleno funcionamento e permite transações financeiras em tempo real e de forma muito mais prática e segura. Mas, você pode aumentar ainda mais a eficiência da sua empresa com as soluções financeiras da Concil. Acesse o nosso site e saiba como podemos transformar o seu negócio.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.