Controle de vendas e recebimentos: 4 razões para fazer

O controle de vendas e recebimentos é parte integrante de uma gestão financeira eficiente. A atividade oferece uma visão mais clara da saúde financeira do negócio, previsibilidade de fluxo de caixa e melhor planejamento orçamentário. Além disso, evita prejuízos e facilita a tomada de decisões por parte do gestor.

O fato é que ter todas as movimentações financeiras muito bem documentadas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Neste artigo você vai conhecer 4 razões para adotar a prática o quanto antes na sua empresa. Confira!

O que é controle de vendas e recebimentos?

Em linhas gerais, o controle de vendas e recebimentos é um processo que tem como principal objetivo identificar, analisar, controlar, acompanhar e confrontar todas as movimentações financeiras da empresa realizadas em um determinado período.

A atividade se aplica a empresas de todos os ramos de atuação, portes e fases do negócio. Por meio dela, é possível ter a certeza de que tudo o que a empresa vendeu foi corretamente recebido. Quando feita de forma certa, pode melhorar consideravelmente os resultados da empresa. Caso contrário, pode prejudicar seriamente a saúde financeira do negócio e, em alguns casos, até provocar a morte prematura dele.

De acordo com o relatório Causa Mortis, do Sebrae, uma das causas do fracasso das empresas nos 5 primeiros anos de vida é justamente a falta de gestão empresarial. Só para se ter uma ideia, das empresas que encerram suas atividades prematuramente, 53% não acompanham rigorosamente as suas receitas e despesas. Parte estratégica da organização, o controle de vendas e recebimentos é essencial para o crescimento dela.

4 razões para fazer o controle de vendas e recebimentos da sua empresa

Como você já deve ter percebido, o controle de vendas e recebimentos promove o crescimento sustentável da sua empresa. O controle ajuda a mensurar o que a empresa vendeu, o quanto ela recebeu e os recebimentos pendentes. 

Mas é claro que saber o quanto de dinheiro entrou efetivamente no caixa não é o único motivo pelo qual você deve adotar a prática na sua empresa o quanto antes. Confira outras razões não menos importantes.

controle de vendas

Descobrir a margem de lucro das suas vendas

De fato, o controle de vendas e recebimentos ajuda o empreendedor a saber o montante vendido pela empresa, o que ela recebeu e o saldo ainda em aberto. Mas não apenas isso. 

O controle também ajuda a compreender quais foram os custos da operação, como descontos de taxas, juros, aluguel de maquininha entre outros descontos das transações. Com isso, é possível saber qual é a margem de lucro do produto ou serviço e propor ajustes necessários para torná-los mais competitivos no mercado.

Ter previsibilidade de fluxo de caixa

Outra razão para fazer o controle de vendas e recebimentos é ter uma receita futura previsível. Isso possibilita manter as contas organizadas e saber se a empresa tem capital suficiente para cobrir os gastos em uma determinada data ou período. 

Caso o seu fluxo de caixa seja positivo, você poderá realizar investimentos, pagar fornecedores antecipadamente entre outras ações que geram benefícios econômicos para a empresa. Contudo, caso o montante em caixa seja insuficiente, poderá também realizar antecipação de recebíveis e adotar outras estratégias para conseguir honrar seus compromissos.

Reduzir custos

Além das vantagens pontuadas anteriormente, o controle de vendas e recebimentos também permite avaliar melhor os custos da operação. Cortar alguma despesa desnecessária, negociar taxas com adquirentes, operadoras de cartão de crédito e instituições financeiras podem ajudar o seu empreendimento a passar por momentos conturbados com mais tranquilidade.

Avaliar o time de vendas da sua empresa

Documentar as movimentações financeiras da sua empresa, principalmente as que se referem às vendas, também ajuda a analisar a produtividade do seu time de vendas e a aceitação do produto no mercado. Dessa forma é possível saber se os seus vendedores estão cumprindo as metas da empresa e quais produtos estão tendo mais saída, devoluções ou reclamações.

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