6 mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis

Uma das modalidades de crédito que ainda gera muitas dúvidas são as antecipações de recebíveis. Você também os confunde com empréstimos? Saiba que, na verdade, não se trata da mesma coisa. Eles são todos os valores com data de vencimento futura que a pessoa que o emite irá receber em troca de algo, como uma venda.

Antecipação de recebíveis são muito importantes para empreendedores anteciparem pagamentos a prazo. Assim, não precisam esperar tanto pelo vencimento. Para entender tudo sobre o assunto, confira os mitos e verdades que separamos neste artigo!

1. É o mesmo que empréstimo?

Mito. Essa ideia é muito comum, mas não é verdadeira. Antecipação de recebíveis não é empréstimo, pois na verdade, estará apenas pegando um valor que já seria seu. 

A diferença é que você antecipa a data de recebimento, recebendo o valor devido descontado de uma pequena taxa. Nesse caso, você faz um cadastro rápido em sua instituição financeira e indica quais formas de pagamento deseja antecipar, como notas fiscais, duplicatas e cartões de crédito, por exemplo.

2. É ruim para o cliente?

Mito. Se você é empreendedor e tem medo de o cliente ver de forma negativa  a antecipação de recebíveis, não se preocupe. Hoje, essa modalidade está muito popular, e o cliente antecipa  notas promissórias para você enviar à instituição financeira.

Inclusive, a procura por esse serviço cresceu 25% em 2020. Portanto, os clientes estão muito acostumados com essa modalidade.

3. Antecipação de recebíveis também pode ser usada em serviços?

Verdade! O recurso financeiro também se aplica a serviços, não apenas a produtos. Se você é um prestador de serviços e possui CNPJ, então provavelmente poderá fazer uso desse recurso. O importante, em todos os casos, é ter as notas fiscais comprobatórias.

4.  MEI não pode pedir antecipação de recebíveis?

Isso é um mito: o MEI também tem direito a esse recurso. Muitas pessoas pensam que somente empresas maiores estão aptas, mas isso não é verdade. Basta ter apenas as notas fiscais e outros meios de pagamento que deseja antecipar.

5. Dificulta o acesso ao crédito?

Essa afirmação é outro mito, pois não há problema em usar antecipação de recebíveis e depois ter acesso à crédito. A análise de um pedido de crédito utiliza uma série de fatores como critério, inclusive seu histórico e perfil financeiro. Solicitar a antecipação de recebíveis não irá afetá-lo!

6. Pode ser feito rapidamente?

É verdade! Atualmente, há várias formas de solicitar antecipação de recebíveis sem complicação ou até mesmo sem sair de casa. E o melhor: com serviços que são seguros e auxiliam você no seu controle financeiro.

Você sabia que agora bancos, fintechs e fundos podem realizar propostas para antecipação de recebíveis? Não perca a oportunidade de ler este artigo e aprofundar mais os seus conhecimentos sobre o tema!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.