Vivemos em uma era de inovação e avanços tecnológicos vertiginosos. Nesse cenário, ganha quem souber utilizar os novos recursos a favor de uma melhor experiência para os clientes.
Quem sai na frente e chega primeiro bebe água limpa. A questão é saber se antecipar. Como identificar as principais tendências para o futuro do varejo e por que sua empresa não pode ignorá-las?
É o que vamos mostrar neste artigo. Confira!
1. Internet das Coisas (IoT)
Veículos, prédios, relógios, roupas e quase tudo o que você puder imaginar; todos esses objetos conectados pela internet, transmitindo e recebendo dados em tempo real. A internet das coisas já é uma realidade, e as inovações vão se intensificar nos próximos anos.
Imagine os anúncios da sua empresa chegando ao navegador do veículo de um cliente em potencial que esteja passando de carro próximo à sua loja? Ou a geladeira que informa às pessoas que o leite acabou e já encomenda um novo item no supermercado mais próximo?
São alguns exemplos de facilidades trazidas pela IoT. Além de aumentar o engajamento com os consumidores, as novas tecnologias aumentarão a capacidade logística e administrativa das empresas.
2. Lojas híbridas
O boom do e-commerce já levou muita gente a pensar no desaparecimento das lojas físicas. Porém, o fato da Amazon (que praticamente inaugurou o modelo de comércio eletrônico) estar abrindo pontos físicos de venda mostra que há algo errado com tais previsões.
A tendência é que as lojas físicas permaneçam, embora totalmente remodeladas, funcionando como um modelo híbrido, que complemente a experiência do cliente no espaço virtual.
O melhor exemplo desse modelo são os espaços da própria Amazon, que expõe apenas os produtos mais bem avaliados no site.
3. Assistente de voz
Siri, Alexa, Cortana e Google Assistente. Baseados em inteligência artificial, os serviços de assistente de voz das gigantes da tecnologia prometem impactar ainda mais o varejo.
Em uma realidade marcada por interações on-line constantes, e por meio de todos os dispositivos e canais, a digitação vem perdendo espaço para os comandos de voz. Imagine deixar de olhar para baixo (para a tela do celular) e passar a andar de cabeça erguida, utilizando a voz para pesquisar preços, receber informações de produtos e fazer compras.
Recentemente, a WalMart fechou uma parceria com o Google Assistente, permitindo que usuários comprem produtos da rede apenas utilizando comandos de voz. O futuro já chegou.
4. Pagamentos inteligentes
Pagamentos sem contato, via QR Code e sistemas diversos que prometem aposentar o código de barras. São essas as principais tecnologias que facilitarão ainda mais as compras.
A Visa, por exemplo, já lançou um relógio em parceria com a Swatch, que faz compras sem contato em lojas credenciadas. Startups como Grin e Yellow revolucionam o mercado de mobilidade urbana com o aluguel de bikes e patinetes via QR Code. A Starbucks também desenvolveu um sistema de pagamentos em sua loja e aproveita os dados gerados para identificar tendências entre os consumidores.
Já uma rede varejista norte-americana desenvolveu um sistema que permite aos clientes pagar pelo produto dentro da loja por meio do escaneamento via smartphone. Detalhe: eles podem sair da loja com os produtos pagos sem ter que passar pelo caixa.
5. Realidade aumentada
A realidade aumentada será uma nova forma de interagir com o mundo, e promete revolucionar a indústria, a educação, o entretenimento e também o varejo.
Imagine um e-commerce de vestidos de festa que mostra à cliente como o vestido vai ficar em seu corpo, ou uma loja de móveis que consegue mostrar a disposição da mobília nova na sala de estar de uma família.
Essas 5 tendências para o futuro do varejo mostram que haverá muito espaço no mercado para aqueles que souberem utilizar a tecnologia para encantar clientes e adquirir vantagem competitiva. Continue se informando sobre gestão inteligente no Blog da Concil.
Entenda como diminuir os riscos financeiros do seu negócio.