Criado em 2020, pix é um sistema de pagamento instantâneo que surgiu para facilitar a vida dos brasileiros, e tem sido assim desde então. Porém, até agora muitos aspectos já se alteraram, mas será que você está por dentro de todas as mudanças no pix? Desde o limite até o pagamento de taxas, o modelo já mudou e você precisa se atualizar.
Se você utiliza o pix diariamente e depende dele nos seus negócios, é hora de saber tudo o que tem mudado. Neste artigo você confere mais!
1. Limite para operações
Entre as mudanças no pix, está o novo limite imposto de R$ 1.000 em transações financeiras para pessoas físicas e microempreendedores individuais das 20 às 6h. Felizmente, a medida não afeta o comércio e foi tomada pelo Banco Central para evitar principalmente os golpes que se popularizaram com o pix.
2. Mudança no limite
Agora, se você quiser mudar o limite do seu pix, isso não acontecerá mais de forma automática. Há um novo prazo mínimo de 24 até 48 horas que o banco deverá seguir para efetivar o pedido que é feito por meios digitais, como o seu aplicativo.
Ou seja, você ainda pode fazer isso sozinho, mas a autorização final do banco não é mais imediata. Essa também é uma mudança no pix pensada para aumentar a segurança, evitando que alguém entre na sua conta, aumente o limite e transfira todo o seu dinheiro.
3. Operações retidas
Você talvez tenha se acostumado com o pix caindo na hora, não é verdade? Ele vai continuar sendo instantâneo, mas um pouco diferente. Agora, as transações poderão ficar retidas por até 30 minutos ou uma hora, de acordo com a situação.
Isso irá ocorrer para diminuir movimentações suspeitas. Assim, o banco poderá fazer a análise de risco da movimentação antes de ela ser finalizada ou suspensa, caso seja realmente suspeita. Essa mudança no pix desagrada algumas pessoas, em especial os varejistas e comerciantes, mas também é fundamental na prevenção de golpes.
4. Cadastro de contatos
Caso você tenha contatos frequentes que sempre precisa fazer uma transação acima de R$ 1.000 a qualquer hora, não se preocupe. Com a mudança no pix, será possível cadastrar esses contatos em quem você confia para poder fazer essas movimentações de forma mais rápida independente do limite.
Se você paga sempre o aluguel da sua loja mensalmente por pix, já sabe que essa é uma transação frequente. Portanto, poderá cadastrar esse contato. O mesmo serve para algum fornecedor da sua empresa ou até mesmo um funcionário, ou parente seu.
Essas mudanças no pix foram anunciadas nos últimos meses e estão entrando em vigor gradualmente. Para se manter informado sobre todas elas e como usar o pix a favor dos seus negócios, continue acompanhando o blog da Concil!