3 objetivos para realizar uma boa gestão financeira

Podemos definir gestão financeira como o conjunto de ações e procedimentos voltados à administração de recursos financeiros da sua empresa.  A técnica oferece suporte para você analisar, planejar e controlar as entradas e saídas de dinheiro do empreendimento e assim, conseguir tomar decisões mais assertivas e a favor do seu negócio.

Todavia, ao contrário do que se imagina, existem outros motivos não menos importantes para você decidir administrar as finanças da sua empresa. Confira 3 deles no artigo a seguir.

3 motivos para realizar uma boa gestão financeira na sua empresa

De acordo com o Serasa Experian, em janeiro de 2020 o número de empresas endividadas bateu recorde no Brasil. Segundo a entidade, são mais de 6,2 milhões de empresas com a saúde financeira afetada principalmente pela inadimplência dos próprios clientes. Desse total, pasmem: 94,2% dessas empresas são micro ou pequenos negócios.

Esses dados alarmantes, na verdade, só mostram o quanto uma boa gestão financeira é importante em empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Provavelmente, se os seus gestores tivessem investido em ações de análise e controle, bem como em processos de cobrança eficientes, certamente suas empresas não estariam com a saúde financeira comprometida.

Mas é claro que diminuir a inadimplência é apenas um dos motivos que tornam a prática tão importante no mundo dos negócios. Nos tópicos adiantes você vai conhecer outros pontos de destaque da administração financeira corporativa!

Uma boa gestão financeira permite analisar os resultados e planejar melhorias

O primeiro procedimento de uma boa gestão financeira é o planejamento. E não é por acaso. O planejamento financeiro ajuda a definir metas e objetivos para a sua empresa, indicando quais ações devem ser tomadas para que eles sejam alcançados. 

Já as ações de controle visam analisar se os recursos financeiros de fato estão sendo empregados conforme o planejamento e se a empresa está tendo bons resultados com isso. Caso a resposta seja negativa, as metas são revisadas e são elaboradas novas estratégias para serem alcançadas.

E também oferece previsibilidade dos fluxos de caixa futuros

Outro motivo pelo qual você deve fazer uma boa gestão financeira em sua empresa é que com a prática é possível ter uma estimativa antecipada da receita do negócio. Isso, por sua vez, facilita que o empreendedor se antecipe a possíveis problemas decorrentes da falta de recursos para cumprir obrigações, como pagamento de funcionários, contas de consumo, aluguel entre outros.

Além disso, também permite saber se tudo o que foi vendido foi pago

Esse é um benefício que é possível graças aos sistemas de automação financeira. Eles simplificam tarefas, melhoram a produtividade das equipes de trabalho e transformam dados em informações confiáveis para você tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Com eles, você monitora as vendas do seu produto ou serviço até o recebimento por ele. Mas não apenas isso. Um sistema de automação financeira também possibilita que você encontre divergências e solucione os problemas a tempo.

Agora que você já conhece 3 bons motivos para fazer uma boa gestão financeira, que tal conhecer as melhores soluções tecnológicas do mercado para fazer isso de forma eficiente? Entre em contato com a Concil e aumente a produtividade da sua empresa com ferramentas financeiras simples e inteligentes que vão transformar o seu negócio.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.