Por que automatizar a conciliação das vendas na sua empresa

Independente do porte do negócio, mais de 54% aceitam cartões e, no Brasil, oferecer este meio de pagamento pode marcar a diferença entre confirmar a venda ou ficar com o produto no estoque. Aliás, uma matéria do G1 informa que, só no primeiro trimestre de 2017, os uso dos cartões aumentou em 6%.

Acontece que o crescimento das transações feitas com cartões também aumentam os controles financeiros e fica mais difícil identificar eventuais inconsistências quando vamos conferir o que foi vendido e o que, efetivamente, foi cobrado. Em um cenário como este, contar com ferramentas de automação de conferências é fundamental.

Hoje, vamos ver alguns bons motivos para que você e sua companhia melhorem seus controles com o uso de sistemas de conciliação.

Diminuir perdas financeiras

Manter a ordem dos controles financeiros é obrigatório para qualquer empresa. Neste sentido, com o aumento das vendas por meio de cartão, também aumenta a porcentagem de perdas financeiras. Com um processo de conciliação de cartão, o processo de controle é mais assertivo e os prejuízos são minimizados. A conciliação permite que se identifiquem e sejam apontados os motivos das divergências, além de oferecer um panorama geral dos riscos financeiros para eventual correção.

Conhecer todos os cancelamentos

É normal encontrar casos de cancelamentos de alguma compra que já foi entregue. Muitas vezes, a empresa vendedora não consegue saber nem a qual produto a transação estava relacionada. Com a conciliação, identificar e relacionar o produto ou serviço com o cancelamento é possível: tudo para que o débito possa ser executado e sua marca não fique no prejuízo. Também é importante considerar que alguns chargebacks requerem um maior nível de detalhe para que as perdas possam ser totalmente contabilizadas.

Empresas que trabalham com vendas online ainda devem ter muito cuidado com os cancelamentos. Isso acontece porque algumas adquirentes de cartão não garantem as transações on-line, o que joga toda a responsabilidade para o lado do e-commerce.

Processos automatizados

Conferências manuais são possíveis, mas sua empresa já deve saber o trabalho que dá e o tempo que leva conferir todas as transações individualmente. De fato, dependendo do seu volume de vendas, essa tarefa pode se tornar algo possível, mas impraticável. Um sistema de conciliação de cartão automatiza todos estes processos, o que permite que já não seja necessário contar com profissionais que só atuem nestas ocasiões e que alguma possível divergência seja identificada de forma imediata.

Controle de antecipações e divergência de taxas

Assim como no caso anterior, realizar a conciliação de antecipações manualmente é possível, mas inviável, dependendo do caso. Há taxas que cobradas de forma diferente, bem como valores e datas que variam, de acordo com cada caso de antecipação. Quando automatizamos os controles, garantimos que a empresa tenha uma noção real do panorama de recebíveis, assim como projeções de recebimentos futuras.

Isso é fundamental para a saúde financeira de um empreendimento. E, quando usamos uma ferramenta de automação de conciliação de cartões, toda e qualquer transação de antecipação, assim como números relacionados (taxas e datas), podem ser conferidos de forma automática e sua empresa mantém o controle real de todas as transações em processo.

Fechamentos

A automação da conciliação não é só um plus – é praticamente uma obrigação para empresas que têm, como objetivo, assegurar sua eficiência operacional. Principalmente em momentos de crise, que não dão margem alguma para equívocos, é mais importante ainda profissionalizar e otimizar tudo que esteja relacionado ao controle contábil.

 

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