Planilha de controle de caixa passo a passo

Clique aqui e baixe nossa planilha pronta para usar! Se preferir criar a sua, confira nossas dicas.

 

O controle de caixa é uma das ferramentas de gestão financeira mais importantes de qualquer empresa. É por meio dele que você controla as entradas e saídas de dinheiro, verificando como anda a saúde financeira da organização.

O intuito é acompanhar essas movimentações a fim de manter o caixa sempre no azul, isto é, com dinheiro sobrando. O descuido no controle de caixa pode gerar prejuízos para o negócio e também aumentar o nível de endividamento da empresa.

Mas, afinal, como montar uma planilha de controle de caixa?

Começando a montar sua planilha de controle de caixa

Além do Excel, hoje temos outras alternativas para montar uma planilha de fluxo de caixa. Você pode optar pelo Open Office ou então pelo Google Sheets, ferramentas que têm configuração muito semelhante ao Excel. Siga estes passos:

  • Abra a sua planilha;
  • Na linha 1, distribua as seguintes informações, cada uma em uma coluna:
    • Data;
    • Categoria;
    • Movimentação;
    • Entrada;
    • Saída;
    • Saldo

A cada movimentação realizada, você vai preencher os dados na planilha, da seguinte forma:

  • Data: é a data da movimentação, ou seja, o dia em que você recebeu dinheiro ou pagou algo;
  • Categoria: a categoria corresponde a grupos de despesas da sua empresa, como folha de pagamento; pagamento de fornecedores; materiais de escritório; etc. É importante agruparmos as despesas e as receitas para sabermos onde nossos gastos e faturamentos estão concentrados;
  • Movimentação: é o tipo de evento ocorrido, como pagamento da consultoria em gestão, compra de cartuchos de tinta, conta de energia e etc;
  • Entrada: são as receitas recebidas, isto é, o dinheiro das vendas;
  • Saída: são os pagamentos realizados, ou seja, os débitos;
  • Saldo: é o quanto sobra ou falta no seu caixa após cada lançamento.

Calculando o saldo

Não é incomum vermos empresários fechando o fluxo de caixa com a calculadora ao lado. Além de perder um tempo precioso, a abertura para falhas é enorme. Uma planilha de controle de caixa pode fazer isso sozinha, basta aplicar algumas fórmulas bem simples.

Digamos que na linha 2 da sua planilha você tenha colocado a data 01/09/2017 e movimentação saldo inicial, com o valor de entrada de R$ 1.000,00. Na célula G2, que corresponde ao saldo, você deve inserir a seguinte fórmula: =E2-F2. Basicamente, você está calculando entrada menos saída.

Na célula G3, a fórmula deverá considerar o saldo anterior, mais a entrada seguinte, menos a saída. Sendo assim, a fórmula fica =(G2+E3)-F3. Para replicar a mesma fórmula para as demais células da coluna Saldo, basta selecionar a célula G3, clicar com o mouse no canto inferior direito, onde aparece um quadradinho e arrastar para baixo. Todas as células serão formatadas da mesma maneira.

Conforme você for preenchendo a planilha com novas entradas e saídas, seu saldo será atualizado automaticamente. Fácil, não é mesmo?

Calculando total de receitas e total de saídas

Você também pode querer calcular automaticamente o total de receitas recebidas no mês e o total de saídas. Neste caso, na última linha da sua planilha, na coluna referente às entradas, insira a fórmula =SOMA(E2:E50). Aqui consideramos que a planilha tenha terminado na linha 50, mas pode variar segundo o volume de movimentações da sua empresa.

Na coluna das saídas, use a mesma formula – assim você terá os dois totais comparados e poderá validar se o saldo está correto.

Agora é sua vez: monte sua planilha e aproveite para compartilhar este conteúdo com outras pessoas!

No Comments

Post A Comment