O que é conciliação de cartão e por que conciliar?

Se quiser saber ainda mais sobre conciliação de cartão, assista ao vídeo:

 

Por muito tempo o termo Conciliação esteve associado a relacionamento entre casais, ou entre duas partes que pretendem entrar em algum tipo de acordo. Por esse tipo de situação ser muito comum nos dias de hoje, atualmente o termo conciliação financeira de forma geral, gera dúvidas no seu real público: profissionais e empresas que precisam gerir suas informações financeiras ou administrativa de forma efetiva.

De forma resumida, uma conciliação consiste na validação de informações em comum entre duas ou mais bases de dados considerando sempre uma Partida (Base principal) e uma Contrapartida (Base de Comparação). Imagine que você está com a fatura do seu cartão de crédito em mãos, onde tem todas as compras efetuadas no referido mês. Você também tem em mãos seus cupons fiscais para confrontar se o que está na fatura é o que realmente gastou. Neste momento você já está fazendo uma Conciliação, ou seja, você está comparando se todos as compras que você fez no mês estão sendo cobradas e se os preços cobrados estão mesmo corretos.

Com as finanças pessoais é difícil alguém que leve a conciliação como rotina, embora devesse. Mas considerando os montantes do universo corporativo, onde são transacionados milhares, milhões, bilhões e até trilhões de reais, é essencial para garantir um crescimento financeiro sustentável, até porque a tratativa antecipada dos riscos deve ser considerada como prioridade.

Para entendermos melhor os tipos de conciliação, no universo dos cartões o objetivo principal da conciliação é validar os valores recebidos das Adquirentes, e a melhor forma de obter resultados seguros é através de um processo que contempla três conciliações: Venda, Recebimento e Bancária.

CONCILIAÇÃO DE VENDA

A conciliação de venda consiste em confrontar as informações contidas no Sistema de Vendas, das empresas com o extrato de vendas das operadoras de cartão. O resultado da conciliação de Venda permite acompanhar todas as transações realizadas no dia anterior.

CONCILIAÇÃO DE RECEBIMENTO

A conciliação de recebimento consiste em confrontar as informações registradas e projetadas no extrato de venda das operadoras com o extrato de pagamento das próprias operadoras de cartão, evidenciando o recebimento de cada transação projetada. O resultado da conciliação de Pagamento permite apurar todas as evidências

CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

A conciliação bancária consiste em confrontar as informações contidas no extrato de pagamento das operadoras de cartão, com extrato de recebimento dos bancos. O resultado da conciliação de Recebimento informa possíveis divergencias nos valores recebidos em conta, em relação aos valores informados pelas operadoras nos extratos de pagamento detalhados.

AS 4 POSSÍVEIS DIVERGÊNCIAS QUE OCORREM:

– cancelamentos,

– vendas em duplicidade,

– aluguel da maquineta ou

– taxas diferentes

O que estiver divergente, você deve verificar separadamente.
Um exemplo: você pode ter um comprovante de cartão de crédito ou débito que não foi registrado em seu sistema, neste caso você deve checar uma possível falha com a sua equipe que registrou essas vendas.

Um outro exemplo de divergência ocorre quando  você tem o registro de alguma venda em seu sistema, mas por algum motivo a Operadora não registrou esta venda, então você deve entrar em contato com a sua equipe que efetua o registro, pois pode ter colocado a forma de recebimento incorretamente. Caso não seja esta a causa, você pode entrar em contato com a Operadora e verificar o que ocorreu na captura da venda.

A conciliação é muito importante para termos visibilidade dos recebíveis e para minimizar prejuízos financeiros tratando os riscos de perdas antecipadamente e nosso objetivo, enquanto especialistas no assunto, é usar esse espaço para trocar muitas experiências quanto à educação financeira, sobre como diagnosticar se recebemos devidamente das operadoras de cartões o que realmente deveríamos receber.

 

Colocamos aqui um link para você baixar um Guia Completo da Conciliação de Cartões, para te ajudar com mais informações sobre o processo manual ou automatizado.

Até a próxima!

No Comments

Post A Comment