E quando as vendas vão mal… o que fazer?

Quando a empresa está indo bem, faturando acima do esperado e aumentando sua receita fica mais fácil tomar decisões. Mas, e quando a realidade é a oposta? Vendas fracas, receita bem abaixo do esperado e problemas para conquistar novos clientes tiram o sono de qualquer gestor.

Apesar do cenário de incerteza, existem algumas atitudes que corrigem erros nas vendas, aumentam a liquidez do negócio e conseguem mudar esse cenário negativo. Ficou interessado? Então continue lendo e descubra como melhorar as vendas de sua empresa!

Conheça o seu público e seu mercado

Para saber como melhorar as vendas da sua empresa, seja ela um varejo ou um negócio SaaS (Software as a Service), é preciso entender melhor seu público. Para isso, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado considerando aspectos como hábitos de consumo, o que eles valorizam mais em uma empresa e onde estão comprando — já que não estão negociando com você.

Um estudo de benchmark também pode ser vital para entender melhor a situação do mercado, ver o que seus concorrentes estão fazendo (se também estão com as vendas fracas ou não) e desenhar uma análise SWOT para determinar os próximos passos da empresa. Lembre-se: baseie suas decisões sempre em números, nunca em “achismos” ou rumores.

Invista no pós-venda

Todos os gestores já ouviram a máxima do marketing de que é mais barato vender novamente para um cliente do que conquistar um novo consumidor. Para conseguir tirar essa noção do papel é preciso investir no pós-venda, ajudando o seus usuários a utilizarem 100% do produto ou serviço que sua empresa fornece.

Isso pode ser feito por meio de conteúdos exclusivos enviados periodicamente apenas para eles, canais de comunicação exclusivos (como uma área de usuários no site) e um suporte eficiente e bem treinado. Essas ações garantem o bom relacionamento entre a marca e os consumidores e possibilita o upsell ou o cross-sell.

Upsell e Cross-Sell

Esses dois termos em inglês significam, respectivamente, o aumento do ticket médio (vendendo mais produtos ou aumentando o valor do plano de um consumidor, por exemplo) e a venda de produtos complementares, que podem ajudar os clientes a resolver outros problemas.

Suponhamos que sua empresa venda bicicletas. Por que não investir, também, na venda de capacetes e itens de segurança? Quem sabe criar uma programação de eventos de ciclismo para fomentar o uso desse meio de transporte? Ou então, talvez, uma linha de bicicletas pensadas para quem utiliza esse meio de transporte para o trabalho.

O importante é entender a necessidade dos seus consumidores e pensar maneiras de gerar mais valor para seus produtos/serviços. O que nos leva à próxima dica:

Gere valor para a sua marca

Esse talvez seja o principal ponto para um gestor que deseja saber como melhorar as vendas. Agora que você já fez os estudos de mercado e sabe como os consumidores percebem sua marca, invista na geração de valor para sua empresa e seus produtos.

Para resolver essa situação de vendas fracas é preciso, acima de tudo, que os seus potenciais consumidores vejam o serviço ou produto que oferece como algo vital. Somente assim será possível adotar uma curva de crescimento e manter o negócio sustentável.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como melhorar as vendas? Entre em contato com nossos especialistas e descubra como os nossos produtos podem agilizar os seus processos, torná-los mais confiáveis e ajudá-lo a eliminar os erros nas vendas!