Você sabe a diferença entre uma antecipação de recebíveis e um empréstimo?

Sua empresa precisa de recursos para que você amplie seu negócio? Ou você está passando por dificuldades financeiras e não tem de onde tirar? Há algumas opções no mercado financeiro que podem lhe atender, de acordo com suas necessidades e objetivos. A forma de captação de recursos mais utilizada é o empréstimo bancário simples.

Geralmente, as instituições financeiras apresentam planos com uma linha de crédito mais flexível, voltada especificamente para financiar transações de empresas, portanto, a juros menores, prazos estendidos de pagamento, de acordo com o porte da empresa e a quantidade de dinheiro.

Além do empréstimo bancário, há também a antecipação de recebíveis. Mas você sabe a diferença entre as duas opções? Confira as principais características de cada uma delas:

Empréstimo bancário

alor é disponibilizado após a apresentação de vários documentos que comprovem a idoneidade da empresa. É estabelecido um prazo para que este dinheiro seja devolvido à instituição, mediante o pagamento de juros acordado entre as partes.

O risco desta modalidade é a alta taxa de juros. Por isso, a empresa deve fazer uma análise anterior ao pedido de empréstimo para evitar solicitar empréstimos bancários para cobrir outros empréstimos.

Características

Uma das vantagens que o empréstimo bancário proporciona é a agilidade da aprovação da linha de crédito, ou seja, o dinheiro chega às mãos da empresa com uma certa rapidez. No entanto, as taxas são mais elevadas que a outra opção. O ideal é que a empresa se programe para quitar o valor independentemente se esta quantia for parcelada ou paga em uma única vez. Na maior parte das vezes, é possível deduzir os juros no imposto de renda.

Antecipação de recebíveis

Nesta outra opção, é preciso que a empresa tenha um título a vencer para negociar, ou ainda um cheque ou uma duplicata. É uma espécie de adiantamento de valores a serem recebidos, ou seja, a instituição antecipa o pagamento de clientes deste empresa por meio do desconto de títulos, cheques ou duplicatas.   Antes da negociação, esses títulos são analisados e, caso estejam em ordem, o pagamento é feito à vista.

Características

Uma das vantagens da antecipação é a utilização, por parte da empresa, da própria receita, mesmo que de forma antecipada, mas sem precisar de pagar este valor no futuro.

 

No entanto, o valor recebido é menor que o original, porque sobre ele incidem encargos bancários e taxas como IOF (imposto sobre operações financeiras), cobrado sobre o valor nominal do documento; taxa de desconto, que representa os juros do mês até o dia do vencimento, por exemplo, da duplicada; e taxa administrativa, correspondente às despesas bancárias de abertura e controle da linha de crédito.

O risco desta modalidade está no não pagamento devido pelo cliente à empresa. Caso ele não quite, o banco tem o direito de cobrar da empresa o valor que não foi pago pelo cliente.

No Comments

Post A Comment