08 set Conciliação de vendas no cartão de crédito e débito: 6 motivos para investir
Em 2016, foram realizadas 5,9 bilhões de operações em cartão de crédito e mais 6,8 bilhões em cartão de débito no Brasil – um verdadeiro recorde. Também é um sinal de que o futuro do comércio em geral está no dinheiro de plástico, mais fácil de manusear e também mais seguro.
Para os comerciantes, esse sucesso vem acompanhado de algumas necessidades, como a conciliação de vendas no cartão de crédito e débito, a fim de ter uma conciliação contábil precisa e eficaz para tomadas de decisões.
A nossa proposta de hoje é apresentar a você 6 motivos para investir em um sistema de conciliação de vendas no cartão de crédito e débito. Vem com a gente?
1. Maior visibilidade do fluxo de caixa
Quando você controla os recebíveis com precisão, sabe exatamente quanto tem a receber nos próximos meses, inclusive das vendas à prazo. Com essa informação, fica mais fácil projetar o fluxo de caixa, saber se haverá saldo suficiente para quitar as obrigações financeiras e que medidas tomar caso o caixa fique no vermelho em determinada data.
2. Chargeback sob controle
Fazer a conciliação de vendas no cartão de crédito e débito também ajuda a manter o chargeback (estorno de valores) sob controle, evitando que você tenha surpresas desagradáveis ao final do mês.
Se o índice de chargeback está alto, com a conciliação você terá condições de avaliar os motivos de tantas devoluções e agir rapidamente para evitar prejuízos.
3. Combate a fraudes
Um sistema de conciliação de vendas no cartão de crédito e débito torna suas transações mais seguras, evitando fraudes comuns no comércio, como a simulação de vendas que não aconteceram, a fim de que o funcionário leve um produto para casa de graça ou ganhe comissões indevidamente.
4. Monitoramento de taxas
Cada bandeira de cartão de crédito ou débito cobra taxas a cada transação realizada. A fim de saber quais são as bandeiras que mais geram custos para a sua empresa, basta ter a seu dispor um sistema de conciliação de vendas no cartão de crédito e débito.
Essas informações dão melhores subsídios para que você desenvolva estratégias de precificação mais eficientes e também selecione os parceiros de pagamento que trazem maior retorno financeiro.
5. Implementação de novos métodos de pagamento
A partir dos dados da conciliação contábil, você pode chegar à conclusão de que seu negócio precisa ampliar as formas de pagamento, estabelecendo novas e mais lucrativas parcerias.
Com base em dados, essa decisão é mais precisa, tem menos riscos de dar errado. Por outro lado, se você decide modificar as formas de pagamento apenas no feeling, pode acabar gerando custos adicionais para a empresa.
6. Metas de vendas por modalidade de pagamento
O setor de vendas pode ter metas atreladas à modalidade de pagamento, visando compor o fluxo de caixa da empresa de modo que este não fique dependente apenas de vendas à vista ou à prazo.
Nesse sentido, a conciliação de vendas no cartão de crédito e débito, comparada à conciliação de outras formas de pagamento – dinheiro, boleto, cheque, etc – dá uma noção melhor de como você pode formar esse mix e obter melhores resultados. Um exemplo prático seria dar descontos para quem paga à vista ou em dinheiro.
Quer mais dicas importantes para o sucesso do seu negócio? Saiba como fazer o controle de vendas de forma simples e eficaz!
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