Entenda o que é antecipação de recebíveis e como você pode usar a seu favor

Uma conta que raramente fecha em qualquer tipo de empresa é o valor vendido x o valor recebido. Isso acontece porque vendemos a prazo para nossos clientes. Mas, como os fornecedores têm data certa para cobrar, nem sempre temos reserva de caixa suficiente para honrar com todos os compromissos financeiros. É neste cenário que surge a antecipação de recebíveis, estratégia que pode ser uma aliada e tanto do seu negócio.

Para entender o que é e como funciona na prática a antecipação de recebíveis, continue acompanhando esse artigo até o fim e esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema. Não perca!

Saiba o que é a antecipação de recebíveis

Todas as ações corporativas precisam ser analisadas com bastante cautela antes de serem aplicadas em sua empresa. E com a adoção da antecipação de recebíveis não é diferente. Por exemplo, se você é proprietário de um comércio de eletroeletrônicos e tem adquirido um lote de TVs de 50 polegadas com prazo de 45 dias para pagar ao fornecedor. No dia seguinte, um consumidor compra uma dessas TVs em 10 vezes no cartão de crédito.

Passados os 45 dias, você tem que pagar ao fornecedor, mas não recebeu o valor pela sua venda. Agora multiplique isso por dezenas de consumidores. O que ocorre é uma defasagem no caixa da empresa, afinal, você tem mais saídas do que entradas.

Por algum tempo, você tem capital de giro para cobrir a diferença, mas chega um momento em que fica difícil. É preciso captar recursos de algum lugar. Ao invés de recorrer ao banco e pedir um empréstimo com altos juros, você pode negociar com a adquirente que gerencia os pagamentos por cartão de crédito e solicitar a antecipação de recebíveis.

Nesses casos, a fornecedora dos serviços de pagamento vai calcular quantas parcelas você tem a receber no futuro e adiantar esse valor para você, mediante a cobrança de uma taxa acordada. Essa é uma opção para o seu negócio gerar fluxo de caixa para pagar os fornecedores, evitando o acúmulo de dívidas.

Conheça as vantagens de adotar essa estratégia em seu negócio

A principal vantagem que uma empresa tem ao recorrer a antecipação de recebíveis tem a ver com a possibilidade de não contratar empréstimos em instituições financeiras que podem, no futuro, se tornar uma bola de neve. As taxas praticadas pelos bancos são mais altas do que as cobradas na antecipação de recebíveis, o que torna esta opção bastante atrativa para companhias de todos os portes.

Outra vantagem interessante é a velocidade com que a antecipação de recebíveis é feita pelas adquirentes. Em dois ou três dias o gestor tem o capital disponível para pagar os fornecedores. Um empréstimo pode levar de 15 a 30 dias para ser liberado por um banco e as exigências documentais são bem maiores.

Dica extra: utilize a antecipação com atenção

Tome cuidado com o uso da antecipação de recebíveis a todo momento. Se a sua empresa está constantemente sem dinheiro para honrar os compromissos financeiros, pode ser um problema de gestão que precisa de análises e correções específicas. 

Por mais que a antecipação de recebíveis seja simples de solicitar, ela consome parte dos seus lucros, pois envolve taxas a cada pedido. O ideal é usar com inteligência, contratando somente quando for necessário.

Gostou do conteúdo sobre antecipação de recebíveis? Talvez outras pessoas não conheçam os detalhes dessa estratégia, então, que tal compartilhar este post nas redes sociais?

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.