4 dicas para evitar fraudes nas transações com cartões

 

4 dicas para evitar fraudes nas transações com cartões

Os pagamentos com cartões de débito e crédito cresceram em popularidade nos últimos anos no Brasil. Isso aconteceu devido à praticidade e a segurança que este meio representa.

No entanto, com o aumento da popularidade surgiu, também, golpes especializados em fraudes neste tipo de operação e, assim, tornou-se crítico que medidas preventivas de segurança fossem tomadas para amenizar os prejuízos causados nos estabelecimentos, principalmente nos e-commerce.

Abaixo listamos 4 dicas importantes que vão ajudar a aumentar a segurança de suas transações e proteger os dados de seus clientes.

Confira!

 

1) Segurança de dados

O perigo maior foi a disponibilização online de dados dos cartões e de seus donos. Por isso, tomou-se consciência da importância de manter tais informações seguras.

As operadoras de cartão e os bancos emissores passaram a desenvolver ferramentas e outros meios cujo objetivo principal é dificultar ao máximo a obtenção de dados que favoreçam a clonagem dos cartões e outros tipos de fraudes.

No entanto, é imprescindível que os lojistas também disponham de mecanismos que protejam os dados de seus clientes. Portanto, o alinhamento destes com as operadoras de cartões e bancos emissores é fundamental.

 

2) A importância da auditoria na empresa

Muitas empresas acabam armazenando uma série de informações de seus clientes que são desnecessárias. Porém, se roubadas ou usadas inadequadamente podem se tornar extremamente perigosas para todos.

Uma auditoria pode ser uma boa solução para averiguar a necessidade dos dados armazenados e para classificar o nível de segurança online que a empresa oferece aos seus consumidores.

As empresas que estão sempre em sintonia com as ferramentas de segurança mais atuais e que se preocupam com a segurança de dados raramente sofrem ataques cibernéticos.

Dessa forma, é importante observar que o investimento nesse tipo de medida pode lhe garantir tranquilidade em suas transações financeiras

3) Medidas simples de segurança podem fazer toda a diferença

Independentemente das soluções tecnológicas, há medidas básicas que podem prevenir grandes problemas de segurança de armazenamento de dados.

Manter o sistema operacional de seus computadores atualizados é uma delas. Empresas como a Microsoft, por exemplo, possuem times de engenharia que passam muito tempo estudando ataques cibernéticos para compreenderem como podem eliminá-los.

Por isso, quando lançam uma nova atualização de sistema, é importante que esta seja baixada e aplicada para evitar problemas mais graves.

O mesmo acontece com os firewalls e os antivírus. Estes só podem garantir a segurança dos dados das máquinas se estiverem atualizados.

Outro ponto importante e que sempre é deixado em segundo plano é a criação de senhas fortes e a troca periódica destas. Uma senha é considerada forte quando combina letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais como a arroba (@) ou o jogo da velha (#).

 

4) Cuidado com e-mails e solicitações de mensagens de destinatários anônimos

Apesar dos inúmeros comunicados sobre a prática, boa parte dos ataques cibernéticos que visam roubar dados de clientes acontecem por meio de links enviados por e-mail e ou por mensagens instantâneas.

Mesmo quando o destinatário é conhecido, há de se ter muito discernimento antes de clicar nesses links. Portanto, é melhor certificar-se e que o link é real antes de colocar os dados de todos os seus clientes em risco.

 

Gostou de nossas dicas? Deixe suas sugestões nos comentários.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.